Siga-nos no Facebook

• Unidade Móvel de Saúde Aqui

Homenagem aos Professores

20. 11. 22

Pôr proposta da Junta de freguesia realizou-se no Passado Domingo dia 28-11 2010, uma singela e justa homenagem aos Srs. professores Manuel Lourênço Monteiro e sua Esposa Maria Manuela Correia Morais.

Estiveram presentes na cerimónia o Sr. Governador Civil, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gavião, o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, e o Sr. Pároco de Comenda.

Esta Homenagem teve alguma emoção e algum simbolismo, já que os Homenageados são pessoas muito queridas pela População pelo muito que deram á Comenda no desempenho das suas funções. Os Homenageados e a sua Família ficaram muito gratos a todos os que contribuíram para a Homenagem.
Transcreve-se na Integra o discurso do Sr. Presidente da Junta de freguesia na referida Homenagem Pública.

Ex mo. Sr. Governador Civil

Ex mo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Gavião, Ex mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gavião, Senhores Vereadores, Senhores Membros da Assembleia de Freguesia, Sr. Pároco da Comenda, Senhores Professores, minhas senhoras e meus senhores.
A Junta de Freguesia de Comenda agradece muito reconhecidamente a presença de todos vós.
Em 25 de Setembro do corrente ano, o Executivo da Junta de Freguesia em conformidade com a legislação em vigor, submeteu a aprovação da Assembleia de Freguesia duas propostas, as quais foram aprovadas por unanimidade e que passo a ler na íntegra.
1ª Proposta:
Homenagem aos senhores professores MANUEL LOURENÇO MONTEIRO e sua esposa MARIA MANUELA CORREIA MORAIS, por terem leccionado: ele, durante 38 (trinta e oito) anos, ela durante 37 (trinta e sete) anos, no Ensino Público na Escola de Comenda.

Durante o seu percurso de vida ao serviço do Ensino, muitas foram as gerações de Comendenses que deles receberam excelentes conhecimentos literários que lhes deu azo a formação superior e a outras, nas suas vidas profissionais terem chegado ao topo das recpectivas carreiras.
Sempre foram e continuam a ser pessoas de forte personalidade, de fino trato, humildes, simples, de incondestável pureza e dotados de formação humana exemplar, pois, ao tempo, quando na Comenda existia a chamada casa da sopa, na qual tinham responsabilidades, logo que se apercebiam que nas suas Escolas havia crianças mal alimentadas, de imediato se empenhavam para que essas mesmas crianças passassem a almoçar na casa da sopa tomando ali uma refeição quente.
As suas qualidades ímpares na arte de saber ensinar a par das suas qualidades humanas granjeou-lhes junto da população de Comenda muita consideração, respeito e prestígio que ainda hoje perduram.
O Executivo desta Junta, não pode ficar indiferente ao bem praticado por aquelas ilustres Personalidades às gentes de Comenda, considerando ser de justiça a presente homenagem.
2ª- Proposta :
Atendendo que esta Praça não tem nome.
Atendendo que os feitos relevantes praticados, pelo Senhor Professor Manuel Lourenço Monteiro, e pela Senhora Professora Maria Manuela Correia Morais, foram de muito mérito para muitas gerações de Comendenses, explanados na Proposta de Homenagem atrás referida.
Tomou este Executivo a iniciativa de submeter a aprovação da assembleia de freguesia a presente proposta para que a esta Praça fossem atribuídos os nomes daqueles Senhores Professores a fim de perpetuarem.
A atribuição dos nomes dos Senhores Professores MANUEL LOURENÇO MONTEIRO e sua esposa MARIA MANUELA CORREIA MORAIS, a esta praça não foi feita em vão já que, o Sr. Professor Manuel Lourenço Monteiro nasceu presisamente no nº 2 deste Largo.
Esta homenagem tem também especial significado pelo facto de ser feita em vida dos homenageados.
A Junta de Freguesia expressa a maior gratidão aos Excelentissimos homenagiados em terem aceite a homenagem bem como a atribuição dos seus nomes a esta Praça, por isso o nosso muito bem haja por tudo o que fizeram pela nossa Terra.

Ao seu lado sempre. Conte com a Junta de Freguesia

Acompanhamento

A Junta de Comenda é o seu centro de apoio

Disponíveis e atentos ao encontro das suas necessidades.

Disponibilidade

Contacte a Junta

O seu contacto é importante para nós. Faça-o de forma cómoda online.

Tome Conhecimento

As actas do executivo da Junta de Freguesia de Comenda online.

As nossas notícias online. Saiba como vai a nossa freguesia.

Arquivo de imagens

As nossas notícias online. Saiba como vai a nossa freguesia.