Vale Junco

20. 11. 16

 

É provavelmente uma das localidades mais dinâmicas da Freguesia de Comenda. Apesar de também ser uma das mais pequenas, Vale de Junco faz justiça a estas palavras com os seus modernos e arrojados empreendimentos.

É nesta localidade que se situa um dos mais emblemáticos empreendimentos industriais da Freguesia. Falamos da fábrica Fumeiro do Monte. Usando as mais tradicionais e antigas técnicas na obtenção de enchidos, apresenta muitas e variadas "iguarias", sem esquecer os mais elevados padrões de qualidade e higiene.

Vale de Junco é uma localidade situada na Ribeira de Margem, num seguimento quase natural da aldeia de Ferraria. De casas tradicionais à mistura com modernas habitações, dista da sede de Freguesia 12 Km. Segundo os sensos de 2001 Vale de Junco tinha 29 habitantes que viviam em 12 habitações.
    
As terras de Vale de Junco são ricas em água, e já em 1791 se pedia a divisão da mesma para o regadio do milho. Segundo postura da época a coima para quem desviasse a água era de 240 réis e 3 dias de prisão, sendo que o desvio havia sido feito pelos proprietários de Vale de Junco.
 
Hoje a aldeia com a sua fábrica de Fumeiros e as estufas para desenvolvimento de produtos hortícolas é um local agradável e acolhedor.

Pin It
Topo

Ao seu lado sempre. Conte com a Junta de Freguesia

Acompanhamento

A Junta de Comenda é o seu centro de apoio

Apoio

Disponíveis e atentos ao encontro das suas necessidades.

Disponibilidade

A sua privacidade é importante para nós. Este Website usa Cookies consulte as nossa Política Consulte a nossa privacidade