Vale da Feiteira

20. 11. 16

 

O Vale da Feiteira, é uma das 5 povoações que compõem a Freguesia. Já foi o maior lugar da Freguesia de Comenda. Em 1759 habitavam o Vale da Feiteira 98 pessoas, sendo 11 crianças. Nessa época o Castelo Cernado, (Comenda), tinha apenas 83 pessoas.

Situada num suave encosta onde predominavam antigamente sobreiros e azinheiras, era passagem obrigatória para os viajantes vindos do vizinho concelho do Crato. No caminho do campo que liga Vale da Feiteira a Monte da Pedra e Cunheira podemos apreciar uma ponte bem conservada sobre a Ribeira de Sor.

A capela da aldeia é votada a S. José. Trata-se de um edifício de traça simples mas de rara beleza. De cores marcadamente Alentejanas, é encimada pela bonita torre que alberga o sino e o relógio. No largo fronteiro é possível apreciar a fonte, construída em 1952 para substituição da fonte de mergulho, que é sem dúvida um oásis de frescura nos quentes dias de Verão.

O seu núcleo antigo é ainda hoje parte predominante da povoação cujo casario rústico, marca agradavelmente o visitante. Ainda se conservam casas tipicamente de meados do século passado. Nas suas ruas principais é possível apreciar construções marcadamente Alentejanas, feitas com materiais tradicionais e com as cores tão próprias do Norte Alentejano.

Pin It
Topo

Ao seu lado sempre. Conte com a Junta de Freguesia

Acompanhamento

A Junta de Comenda é o seu centro de apoio

Apoio

Disponíveis e atentos ao encontro das suas necessidades.

Disponibilidade

A sua privacidade é importante para nós. Este Website usa Cookies consulte as nossa Política Consulte a nossa privacidade