Orfeão da Comenda "Estrela da Planície"

20. 11. 22

Fundado em 7 de Julho de 1993, por iniciativa de Jaime Estorninho, Ex-Presidente da Câmara Municipal de Gavião, fez a sua apresentação pública no mesmo ano, num concerto realizado na Igreja Matriz da Comenda, integrado nas Festas de Natal.

Composto por 43  elementos de várias idades e profissões, na sua maioria sem qualquer formação musical, comungam no entanto, o mesmo gosto pela música e pelo canto, enriquecendo a sua sensibilidade musical e contribuindo para o enriquecimento Cultural da Freguesia de Comenda, do Concelho de Gavião, e desta Região do Alto Alentejo. Nestes 26  anos de actividade  participou em cerca de 360  concertos na Região do Alentejo, Beira Baixa, Estremadura, Ribatejo, Região Centro, Região Norte, e vizinha Espanha.

Em 1996, cria uma Escola de Música, dirigida pelo Maestro Paulo Manuel Alfaiate Pires, professor de Educação Musical.

Em 1997, em consequência do trabalho desenvolvido na referida Escola de Música, criou-se a Orquestra Típica da Comenda, que durante 10 anos, foi a única do género na Região do Alentejo, tendo percorrido o País de Norte a Sul, com um repertório que encantou milhares de pessoas, participou em vários encontros de Escolas de Música, e ainda em muitos eventos, a convite de várias entidades.

O Orfeão da Comenda, gravou em 2003 o seu primeiro trabalho discográfico em CD e Cassete, na comemoração do seu 10.º aniversário. Esta Associação, editou igualmente uma Revista no ano de 2002, onde mostra um pouco da história da freguesia de Comenda, suas tradições e suas gentes. Em 2013 grava o seu segundo trabalho em Cd, inserido nas comemorações do 20º aniversário. No dia 25 de Abril de 2017, o Orfeão da Comenda, foi agraciado com a medalha de Mérito Municipal Grau Ouro, atribuída pela Câmara Municipal de Gavião. Em 24 de Novembro de 2019 no encerramento dos 500 anos do Foral de Gavião, o Orfeão da Comenda actua  juntamente com o  cantor Luís Represas acompanhados pela orquestra Ibérica.

Tem de constar deste historial, que todo este trabalho, tem tido o apoio de vários parceiros que a seguir se descrimina:

- Município de Gavião – O principal parceiro

- Freguesia de Comenda

Pin It
Topo

Ao seu lado sempre. Conte com a Junta de Freguesia

Acompanhamento

A Junta de Comenda é o seu centro de apoio

Apoio

Disponíveis e atentos ao encontro das suas necessidades.

Disponibilidade

A sua privacidade é importante para nós. Este Website usa Cookies consulte as nossa Política Consulte a nossa privacidade